terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reciclagem - Química Ambiental




Reciclagem - uma atitude sustentável


Prof. Adão Reinaldo Farias














Imagem:

A reciclagem visa o reaproveitamento dos resíduos e a economia de energia, uma vez que praticamente todo o lixo (orgânico ou inorgânico) pode ser reciclado. Ela contribui para a diminuição da quantidade de lixo, queimado ou despejado nos lixões ou nos aterros sanitários, e de seu impacto ambiental. Hoje a reciclagem, através da coleta do material, representa um fator socioeconômico, pois existem muitos catadores individuais, associações e cooperativas que sobrevivem dessa atividade.

O lixo pode ser classificado conforme sua natureza física em seco: papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, cerâmicas, guardanapos e toalhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, porcelana, espumas e cortiças ou em úmido: pó de café, cabelos, sobras de alimentos, cascas e bagaços de frutas, verduras, ovos e legumes, alimentos deteriorados, ossos, podas de árvores e jardins. A classificação do lixo visa a separar diferentes tipos de resíduos para que cada um tenha tratamento adequado quanto a sua natureza. 

O lixo orgânico (úmido) se decompõem em curto prazo e, por isso, podem ser transformados em adubo. Essa classificação "orgânico" não coincide com a utilizada na Química.

 Os materiais do lixo inorgânico podem ser reaproveitados ou reciclados, mais esses processos podem ser prejudicados quando o lixo seco entra em contato com o lixo úmido, que tem origem em seres vivos (orgânico). Por isso, embalagens como vidros e plásticos devem ser secos antes de serem colocados no lixo.

A regra básica para separação do lixo domiciliar é: nunca misture o lixo seco com o lixo úmido.



Referências:

BAIRD, C.. Química ambiental. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PENTEADO, P. C. M.; TORRES, C. M. A.. Física: ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2005.
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.



Um comentário:

  1. Olá, prof. Adão!

    Tirou umas férias boas, hein? KKKKKKKKK! Mas, retornou com essa ótima postagem e espero que, mais à miúde nos brinde com coisas boas como essa.

    Rapaz, eu procurei a sua logo marca (não tem?) aqui no blog, pois, gostaria de fazer parceria com troca de banner. Caso não tenha uma, providencie e aproveite para filiar o seu blog junto à UBM. O seu blog é daqueles que não devem faltar num esforço de informação de qualidade que se processa ali. Pense nisso!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

obrigado pela visita

Related Posts with Thumbnails