C.E.
Dr. Felipe S. Bittencourt
Disciplina:
Física
EJA
– Ensino Médio
Professor:
Adão Reinaldo Farias
Marialva
– PR
2012
FUNDAMENTOS
DA DISCIPLINA
Antigos
registros históricos já mostravam que os seres humanos se
preocupavam em entender e explicar o mundo no qual viviam. Ao longo
do tempo, temos organizado muito desse entendimento e tentado, com
ele construir nosso mundo.
Uma
sociedade se caracteriza por uma visão de mundo que inclui
conhecimento, hábitos e costumes, mitos e crenças. Também,
caracteriza-se pelo modo de produção que determina as relações
entre os homens, suas condições de vida, em cuja base está o
trabalho.
A
ciência surge na tentativa de decifrar o universo físico, a qual é
determinada pela necessidade humana de resolver problemas práticos e
demandas materiais em determinada época; logo é histórica e
constitui visão de mundo.
Ciência
significa “conhecimento”. Ela resulta de um processo de
observação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em que
vivemos. Ciência é criatividade, é aprender a fazer. Por isso,
explicar e fazer ciência tem que ser por meio de muitas atividades.
A
Física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da
tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado
fenômeno e as leis que governam suas interações. Através da
Física, dentro de uma perspectiva histórico crítica, podemos
formar sujeitos por meio de conteúdos que o levem a compreensão do
universo, sua evolução, suas transformações e as interações que
nele se apresenta.
OBJETIVO
GERAL
A
Física é uma ciência que tem como objeto de estudo o Universo, sua
evolução e as interações que nele se apresentam. Por alguma
razão, os fenômenos da natureza obedecem equações matemáticas,
possibilitando elaborar modelos para compreender os fenômenos da
natureza.
Compreender
a importância da cultura produzida pelos homens, é importante para
entender a relevância histórica dessa produção dentro da história
da humanidade.
Visualizar
a elegância das teorias físicas, a emoção dos debates em torno
das ideias científicas, a grandeza dos princípios físicos, desafia
a todos nós, professores e estudantes, de compartilharmos, ainda com
um pouco de Matemática, os conceitos e a evolução da Física,
presentes desde que o homem, por necessidade ou curiosidade, passou a
se preocupar com o estudo dos fenômenos naturais. (MENEZES, 2005).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
O
estudo dos movimentos, a mecânica de Newton, é importante por estar
fortemente ligado às questões externas ao meio científico como,
por exemplo, as guerras, o comércio, os mitos e a religião. Também
permite compreender fenômenos ligados ao cotidiano, como caminhar, o
movimento de projéteis e dos automóveis, o equilíbrio de corpos em
um meio fluído, o movimento dos planetas em torno do Sol e o da Lua
em torno da Terra. Ressalte-se, ainda, a importância de algumas
entidades físicas, aplicadas a partículas como as ondas, por
exemplo, o momentum e a energia, cuja compreensão é importante para
estudos que vão desde a colisão de duas bolas de gude até a
compreensão de processos que envolvem a moderna cosmologia.
Na
História, encontramos outra grande síntese, hoje chamada Leis da
Termodinâmica. Seus estudos se baseiam nos conceitos de temperatura,
calor, entropia e nas relações entre calor e trabalho mecânico.
Através dos estudos da termodinâmica, foi possível entender o
mundo microscópico da matéria. Entender os processos em que ocorrem
trocas de calor, tão presentes no cotidiano, e seus principais
conceitos, torna-se fundamental para que a Física seja vista como
uma Ciência em construção e, também, para se compreender o
universo.
Também
são objetos de estudo da Física os fenômenos em que a carga
elétrica se apresenta. O eletromagnetismo, seu conhecimento e sua
aplicação não estão ligados apenas à compreensão da natureza,
mas também às inúmeras inovações tecnológicas surgidas no
último século, a partir dos trabalhos de Maxwell, cujas equações
levam às quatro Leis do Eletromagnetismo clássico.
Assim,
os três conteúdos – Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo
– são estruturantes porque indicam desdobramentos em conteúdos
específicos que permitem trabalhar o objeto de estudo da Física da
forma mais abrangente possível.
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES:
Movimentos,
Termodinâmica e Eletromagnetismo.
CONTEÚDOS
BÁSICOS:
Momentum
e Inércia
Conservação
da Quantidade de Movimento(momentum)
Variação
da Quantidade de Movimento(Impulso)
2a
Lei de Newton
3a
Lei de Newton e Condições de Equilíbrio
Gravitação
Energia,
Princípio da Conservação da Energia, Trabalho e Potência
Lei
Zero da Termodinâmica, 1a e 2a Leis da
Termodinâmica
Carga
Elétrica, Corrente Elétrica, Campo e Ondas Eletromagnéticas
Força
Eletromagnética
Equações
de Maxwell (Lei de Gauss para Eletrostática, Lei de Coulomb, Lei de
Ampère, Lei de Gauss Magnética e Lei de Faraday)
A
Natureza da Luz e suas Propriedades
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS:
INTRODUÇÃO
À FÍSICA
Campo
de estudo e atuação da Física
História
da física
A
Física contemporânea e suas aplicações tecnológicas
MECÂNICA
Movimentos
retilíneos
Movimentos
curvilíneos
Movimento
circular uniforme
Queda
livre
Os
Princípios da Mecânica (Leis de Newton)
Energia,
Trabalho e Potência
Impulso
e quantidade de movimento
Gravitação
Universal
Hidrostática
FÍSICA
TÉRMICA
Fenômenos
térmicos
O
calor e a temperatura
O
fenômeno da dilatação nos sólidos, líquidos e gases
As
mudanças de estado físico da matéria
Trocas
e transmissão do calor
Comportamento
térmico dos gases
Leis
da Termodinâmica
ONDULATÓRIA
Fenômenos
ondulatórios
Ondas
mecânicas e eletromagnéticas
Natureza
ondulatória e quântica da luz
ÓPTICA
Fenômenos
luminosos
Princípios
da Óptica Geométrica
Aplicações
do fenômeno da reflexão e reflação da luz
Lentes
e instrumentos ópticos de observação
Espelhos
A
óptica e o olho humano
ELETRICIDADE
E MAGNETISMO
Fenômenos
elétricos e magnéticos
Aspectos
estáticos e dinâmicos da eletricidade
A
Lei de Coulomb
Campo
elétrico e potencial elétrico
Corrente
elétrica
Geradores
e circuitos elétricos
Campo
magnético
Indução
magnética
Equações
de Maxwell
ENERGIA
Energia
e suas transformações
Fontes
e tipos de energia
Energia,
meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil
A
energia elétrica nas residências
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá levar em conta os pressupostos teóricos adotados
nas Diretrizes Curriculares. Ao considerar importantes os aspectos
históricos, conceituais e culturais, a evolução das ideias em
Física e a não-neutralidade da ciência, a avaliação se verifica
pelo progresso do estudante quanto a esses aspectos. Avaliar é
considerar a apropriação dos objetos da Física pelos estudantes.
A
avaliação terá um caráter diversificado e verificará aspectos
como:
-
a compreensão dos conceitos físicos;
-
a capacidade de análise de um texto, seja ele literário ou
científico, para uma opinião que leve em conta o conteúdo físico;
-
a capacidade de elaborar um relatório sobre um experimento ou
qualquer outro evento que envolva a Física.
No
entanto, a avaliação não poderá ser usada para classificar os
alunos com uma nota, com o objetivo de testar o aluno ou mesmo
puni-lo, mas sim de auxiliá-lo na aprendizagem. Ou seja, trata-se de
tomá-la como instrumento para intervir no processo de aprendizagem
do estudante, cuja finalidade e sempre seu crescimento.
1.ª
avaliação - carga horária: 32 h/a
Introdução
à Física
História
da Física
A
Física contemporânea e suas aplicações tecnológicas
Movimentos
retilíneos
Movimentos
curvilíneos
Movimento
circular uniforme
Queda
livre
2.ª
avaliação – carga horária: 64 h/a
Os
Princípios da Mecânica (Leis de Newton)
Energia,
Trabalho e Potência
Impulso
e quantidade de movimento
Gravitação
Universal
Hidrostática
3.ª
avaliação – carga horária: 96 h/a
Fenômenos
térmicos
O
calor e a temperatura
O
fenômeno da dilatação nos sólidos líquidos e gases
As
mudanças de estado físico da matéria
Trocas
e transmissão de calor
Comportamento
térmico dos gases
Leis
da Termodinâmica
Fenômenos
ondulatórios
Ondas
mecânicas e eletromagnéticas
Natureza
ondulatória e quântica da luz
Fenômenos
luminosos
Princípios
da Óptica Geométrica
Aplicações
do fenômeno da reflexão e refração da luz
Lentes
e instrumentos ópticos de observação
Espelhos
A
óptica e o olho humano
4.ª
avaliação – carga horária 128h/a
Fenômenos
elétricos e magnéticos
Aspectos
estáticos e dinâmicos da eletricidade
A
Lei de Coulomb
Campo
elétrico e potencial elétrico
Corrente
elétrica
Geradores
e circuitos elétricos
Campo
magnético
Indução
magnética
Equações
de Maxwell
Energia
e suas transformações
Fontes
e tipos de energia
Energia,
meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil
A
energia elétrica nas residências
Notas
Atividades
realizadas, lista de exercícios: valor 2,0 ponto
Trabalho
realizado: valor 2,0 ponto
Prova
de verificação: valor 6,0 pontos
Prova
de reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalho
de reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
É
importante que no processo pedagógico, na disciplina de Física,
parta do conhecimento prévio dos estudantes, pois, o estudante
adquire a concepção espontânea no dia a dia, na interação com os
diversos objetos no seu espaço de convivência, os quais, na escola,
fazem-se presentes ao iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Por
sua vez, a concepção científica envolve um saber socialmente
construído e sistematizado, que requer metodologias específicas
para ser transmitido no ambiente escolar. A escola é, por
excelência, o lugar onde se lida com o conhecimento científico
historicamente produzido. A composição de uma sala de aula mistura
pessoas com diferentes costumes, tradições, preconceitos e ideias
que dependem também dessa origem, o que torna impossível moldá-las
como se fossem iguais. Num determinado conteúdo, o professor terá
que considerar o que eles conhecem. Talvez será o ponto de partida
para o início de uma aprendizagem que agregue significados para
professor e estudantes. É imprescindível que o professor cumpra sua
função de uma espécie de “informante científico”, para ir
além do limite da informação e atingir a fronteira da formação,
através de uma mediação não-aleatória, mas identificada pelo
conhecimento físico, num processo organizado e sistematizado pelo
professor.
No
desenvolvimento dos conteúdos será abordado a importância da
Física no mundo, com relevância aos aspectos históricos, o
conhecimento enquanto construção humana e a constante evolução do
pensamento científico, assim como, as relações das descobertas
científicas com as aplicações tecnológicas na contemporaneidade.
O
uso da experimentação é viável e necessário no espaço e tempo
da EJA mesmo que seja por meio de demonstração feita pelo
professor, ou da utilização de materiais alternativos e de baixo
custo, na construção e demonstração dos experimentos.
A
estratégia de brinquedos e jogos no ensino de Física será
utilizado para que o educando possa ser instigado a pesquisar e
propor soluções.
As
aulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento prévio
dos alunos, utilizando textos do livro didático público, livros
pedagógicos, apostilas da EJA, textos científicos, bem com
situações vividas na prática e relacionando com o conteúdo
científico sistematizado.
Serão
utilizados o laboratório de ciências para aulas práticas e o
laboratório de informática para pesquisa em blogs e sites que
tenham como conteúdo a Física e outras ciências e o Blog do Prof.
Adão Reinaldo Farias (Física e Química no Cotidiano).
Na
TV pendrive será exibido vídeos e aulas do Novo Telecurso para
auxiliar na compreensão dos conceitos físicos.
REFERÊNCIAS
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da
rede pública de educação básica do Estado do Paraná: Física.
Curitiba: SEED/DEM, 2009.
GONÇALVES
FILHO, Aurelio. Física e Realidade: ensino médio física –
Aurelio Gonçalves Filho, Carlos Toscano. -1. ed. - São Paulo:
Scipione,2010. - (Coleção Física e realidade)